Mestre Maurão

Nome: Mauro Porto da Rocha


Naturalidade: São Paulo/SP


Nacionalidade: Brasileiro


Apelido: Maurão


Mestre: Valdenor dos Santos


Graduação: Mestre

Mestre Maurão inicia na capoeira em 1979, na cidade de Santo André/SP, no Grupo Nova Luanda, liderado por Mestre Valdenor, onde se formou no ano de 1985.


Muitos Mestres foram referência na sua trajetória, em especial estão: Mestre Valdenor dos Santos, responsável por sua formação e Mestre Canhão (Discípulo de Mestre Bimba) que o auxiliou e orientou em sua profissionalização como capoeira. Mestre Maurão participou na década de 80 de vários campeonatos onde consagrou-se Tri-Campeão Brasileiro (consecutivo), além de ter sido por 14 anos Campeão Paulista.


Na década de 90 morou na Inglaterra, onde ministrou aulas de capoeira e participou de apresentações e shows sobre a cultura brasileira. Em São Paulo, foi um dos líderes da famosa Roda da Praça da República, considerada como uma das rodas de capoeira mais tradicionais do mundo pelo fato de juntar várias capoeiras de diversas partes do Brasil.


Com toda a bagagem de shows, rodas, viagens internacionais, Mestre Maurão sentiu a necessidade de realizar um trabalho social organizado e que fosse efetivamente eficaz, levando a comunidades carentes, pelas quais tanto percorreu em sua trajetória, e de onde ele mesmo veio, a oportunidade de desenvolvimento e crescimento, que ele mesmo obteve através da sua postura dentro da capoeira.


Mestre Maurão adquiriu um grande respeito não só da comunidade capoeira, mas, angariou o respeito e a admiração de quem acompanhou a sua história e o seu trabalho. Vivências e fatos que o levaram a ser internacionalmente conhecido como um grande atleta da Capoeira e um grande propagador da Cultura Afro-Brasileira.


O sucesso dos diferentes trabalhos realizados pelo Mestre Maurão e a sua equipe vem de 25 anos de experiência e das metodologias de ensino desenvolvida para cada faixa de idade. As metodologias de ensino praticadas pelo mestre e os professores do grupo são diferentes dependendo da idade do público: crianças entre 3-6 anos, crianças entre 7-11 anos, adolescentes entre 12-18 anos, adultos (19-60 anos) ou idosos (a partir de 60 anos). São adaptadas as metodologias, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do público.


Após 15 anos de trabalho com adolescentes, Mestre Maurão está desenvolvendo há 11 anos um trabalho numa escola de educação infantil e desenvolveu e sistematizou uma metodologia especifica de ensino para crianças da primeira infância. Começou também em 2010 um novo trabalho com idosos, a capoeira adaptada para pessoas da terceira idade.