Urucungo Capoeira

História

No dia 20 de novembro de 2005, surgiu das mãos ágeis de Ederson da Cruz Soares (mais conhecido como Edinho) o Grupo Urucongo Capoeira², nome que lhe foi inspirado em um diálogo frutífero com o renomado Mestre Zamba¹ (Luiz Afonso da Silva). O ilustre mestre sugeriu que, já que Edinho ostentava habilidades notáveis com o berimbau e nutria grande paixão por esse instrumento musical, por que não batizar o grupo de Urucongo? Como se não bastasse, Mestre Zamba ainda criou o logotipo da escola, inspirado no desenho da tatuagem de Edinho (criação também do Mestre Zamba), acrescentou mais um berimbau, conferindo, assim ao grupo seu logo distintivo e marcante.

Ao longo dos anos, o Grupo Urucongo Capoeira² destacou-se por sua dedicação à prática, ao ensino e à defesa de causas sociais. Não é à toa que, em seu auge, contava com mais de setecentos alunos engajados nas atividades ministradas em diferentes locais, como creches, escolas, ginásios de esportes e associações.

Porém, em virtude de questões pessoais do seu fundador, as atividades do grupo tiveram que ser suspensas no início de 2010. 

Em Dezembro 2020, Edinho e seu discípulo Tiago Oliveira da Silva (Tiagão), e atualmente sócio, refundaram o coletivo com profundas transformações, abarcando desde a estrutura organizacional até uma pequena emenda em sua denominação, de Urucongo para Urucungo, uma pequena correção gramatical. Dessa maneira, a Escola Urucungo Capoeira² volta com força total, e sua reinauguração formal foi dada no dia 17 de abril de 2021.


1 - Mestre Zamba, padrinho do grupo Urucungo Capoeira,  faleceu em 13 /02 /21 aos 64 anos.
2 - Inicialmente o grupo chamava-se URUCONGO (forma coloquial), mas agora em sua reinauguração, foi decidido mudar para URUCUNGO (forma culta). 

3 - A tatuagem do Edinho foi uma arte criada pelo Mestre Zamba.  A  tatuagem foi feita em 2003.

Primeiro Logotipo
Logotipo Atual
Tatuagem Original