Contramestre Edinho

Nome: Ederson da Cruz Soares

Nascimento: 13/11/1983

Naturalidade: Porto Alegre/RS

Nacionalidade: Brasileiro

Apelido: Edinho

Residência: Alvorada/RS

Filiação:

Lenir Cruz Soares

Nelcir Machado Soares

Irmãos:

Bruna Maiara Cruz Soares

Luiz Fabiano Cruz Soares


Cônjuge: Joseane Ribeiro Martins


Filhos:

Ghustavo Martins Soares

Thomas Martins Soares

Anitta Ghabriela Matins Soares


Mestre: Ronaldo Piu-Piu.


Graduação: Contramestre

Ederson da Cruz Soares (Porto Alegre, 13 de Novembro de 1983), Professor de Capoeira.


Mais conhecido como Edinho, nascido em 1983 em Porto Alegre/RS, mas criado em Alvorada/RS, de origem humilde, pai serralheiro e mãe dona de casa.


Na sua infância ganhou o apelido que carrega e é conhecido até hoje. Certa vez, sua madrinha disse ao seu pai “Esse guri não tem cara de Ederson, tem cara de Edinho”.


Na infância e pré-adolescência sua vida consistia em brincar e estudar, estudava na Escola Estadual de Ensino Médio Maurício Sirotsky Sobrinho - Alvorada/RS


Em 1998, certo dia, sua professora de educação física (e praticante de Capoeira), a Sra. Solange, ao ver que as crianças e adolescentes, não tinham muitas opções para prática esportiva, reuniu os alunos e fez uma proposta: "-Se vocês reunirem uma turma, eu convenço meu professor de capoeira a ministrar aulas gratuitamente para vocês aqui na escola”.

E com o passar dos dias, Edinho e seus colegas, conseguiram juntar mais de 80 alunos interessados em praticar Capoeira.

Com isso, cumprindo sua promessa, a professora Sra. Solange convenceu seu professor de Capoeira, Aluno Formado* Ronaldo Borba (Ronaldo Piu-Piu), que era aluno do Mestre Maurão do Grupo Capoeira Mandinga, e assim Edinho iniciou sua história no mundo da Capoeira.

Entre os anos de 1998 e 2003, Edinho batizou-se e atingiu a 5º graduação. Em 2003 seu professor Ronaldo Piu-Piu, decidiu fundar seu próprio grupo de Capoeira, assim desligando-se do Grupo de Capoeira Mandinga. Fundou o Grupo ISEC Malta.

Edinho seguiu junto com seu professor, e entre os anos de 2003 e 2005 atingiu a 7ª Graduação, e assim sendo considerado Aluno Formado.


No ano de 2005, Ronaldo Piu-Piu decidiu seguir outra profissão e optou por tempo indeterminado parar com a prática e docência da Capoeira. Devido a estes acontecimentos, Edinho em 20 de Novembro de 2005, fundou o Grupo Urucungo Capoeira.


Em 2007, após 2 anos de muito trabalho e luta, entendeu que era hora de dar mais um passo no mundo da Capoeira e formou-se Instrutor.

Infelizmente, ao final de 2009, devido a problemas pessoais decide encerrar as atividades do Grupo Urucungo Capoeira, e assim sendo, a partir de 2010, Edinho não ministrava mais aulas de Capoeira.


Durante os anos de 2010 à 2017, Edinho, amadureceu, casou-se, tornou-se pai de dois filhos (Ghustavo e Thomas). Mas nunca abandonou a Capoeira, sempre que podia, praticava, tocava e cantava.


Em 2017 conheceu o Grupo de Capoeira Raízes do Mestre Coyote, que em 2018 lhe concedeu a graduação de Professor.


No final de 2020, Edinho decide que já era hora de retornar com o seu grupo de capoeira, e assim Urucungo Capoeira retorna ao cenário Capoeiristico.


Em 2022, recebeu a alegria da paternidade novamente, com o nascimento de sua tão sonhada menina, Anitta Gabriela. E no mesmo ano, um marco em sua carreira na Capoeira, ao formar seu primeiro aluno como Aluno Formado, Tiago Oliveira da Silva (Tiagão).


Mas foi em 2023 que um dos momentos mais marcantes na sua trajetória na Capoeira chegou. No dia 19 de novembro, Edinho alcançou mais uma etapa em sua trajetória na capoeira, ao receber em sua nova formatura o título de Contramestre. Assim, sua dedicação e comprometimento foram reconhecidos, elevando ainda mais sua posição no universo da capoeira.


Durante todos os anos de sua prática na capoeira, Edinho procurou a vivenciar e a se aperfeiçoar o máximo que conseguisse, participou de cursos e vivências com nomes notórios no mundo da Capoeira, como:

Mestre Maurão, Mestre Pernalonga, Mestre King, Mestre Catitu, Mestre Camisa, Mestre Peixe Cru, Mestre Charm, Mestre Toni Vargas, Mestre Gladson, Mestre Bira, Mestre China, Mestre Kadu, Contramestre Rafael e Contramestre Vinícius Heine.